Chama-se ZER01 é o novo programa de literacia e inclusão digital da NOS em parceria com a Ensico, uma «associação não governamental sem fins lucrativos que defende o ensino da Computação para todos os estudantes do ensino Básico e Secundário». O nome é um trocadilho com a linguagem binária usada em computação: 0 e 1.
As aulas do ZER01 vão estar em sete escolas nacionais durante o ano lectivo 22/23 e vão chegar a mais «quatrocentos alunos». Este projecto inclui ainda «recrutamento e formação específica para professores», já que a matéria será dada pelos chamados ‘master teachers’ «licenciados em matemática, educação básica, engenharia informática ou ciências da computação».
Segundo as duas promotoras do ZER01, o «ensino da computação às crianças e jovens em idade escolar é uma oportunidade ímpar para causar um impacto significativo no sucesso e inclusão das novas gerações».
Além das sete escolas onde o programa está activo em 22/23, NOS e Ensico querem ainda fazer workshops noutras escolas para «demonstrar a professores, alunos e encarregados de educação os benefícios associados à aprendizagem desta disciplina».