Muitos utilizadores gostam de manter os seus sistemas de armazenamento livres de ficheiros desnecessários, isto pode ser feito facilmente através de aplicações como o CCleaner ou o Wise Disk Cleaner. Parece que a Microsoft quer entrar neste mercado com uma aplicação própria, chamada PC Manager, que vai ser lançada em breve na loja de aplicações da empresa.
A aplicação PC Manager já está em testes há algum tempo e, aparentemente, inclui muitas das funcionalidades que já estão presentes no Windows e acrescenta outras que servem para ajudarem os utilizadores a libertarem espaço nas suas drives.
No início deste ano, surgiu uma versão de testes beta do PC Manager na versão chinesa da Loja Microsoft. Segundo o site italiano Aggiornamenti Lumia, a aplicação terá sido enviada para outras versões da loja, mas ainda não está visível, o que indica que o lançamento para o público em geral deve estar para breve.
Screenshots da versão em inglês do PC Manager, mostram uma aplicação na Barra de Tarefas que mostra funcionalidades semelhantes à do CCleaner. Permite apagar ficheiros temporários, relatórios de sistema e outros ficheiros que estão a ocupar espaço no disco desnecessariamente. A aplicação também permite procurar ficheiros de grandes dimensões e libertar espaço na memória RAM.
Microsoft PC Manager (Public Beta) pic.twitter.com/dOQCOgXyGK
— Aggiornamenti Lumia (@ALumia_Italia) October 21, 2022
O PC Manager também inclui outras ferramentas como a verificação da saúde do sistema, gestão de armazenamento, verificação de ameaças e gestão de aplicações de arranque. Os utilizadores podem usar muitas destas funcionalidades através das Definições do Windows e também através da aplicação Windows Defender. No entanto, a reunião de várias funcionalidades relacionadas com o desempenho do sistema num único local pode ser uma boa decisão por parte da Microsoft.
A funcionalidade de gestão das aplicações de arranque, mostra o impacto que têm no desempenho do sistema (tal como no Gestor de Tarefas que já está no Windows), o que serve para indicar que aplicações pouco usadas que ocupam recursos no sistema e que podem ser removidas. A aplicação PC Manager também permite terminar processos, também como acontece com o Gestor de Tarefas.
Ainda não há informação concreta acerca de quando é que a aplicação vai estar disponível.