Uma das grandes novidades dos novos processadores AMD Ryzen 7000 de arquitectura Zen4, face aos seus antecessores, é que os novos modelos incluem uma controladora gráfica integrada, de arquitectura RDNA2, com duas unidades computacionais, ou seja, 128 núcleos gráficos.
Embora esta controladora não tenha sido criada para lidar com jogos ao ponto de dispensar a sua placa gráfica tradicional, ela oferece um desempenho mais do que adequado para a grande maioria das suas tarefas no dia-a-dia.
Até ao momento, nenhuma das motherboards lançadas no mercado permitiam efectuar qualquer tipo de ajuste de parâmetros desta iGPU (GPU integrado), excepto o activar ou desactivar o mesmo. Porém, a MSI acaba de lançar uma nova BIOS que permite ajustar a frequência de funcionamento da mesma, permitindo assim realizar overclock à controladora Radeon Graphics integrada.
Por defeito, este iGPU está configurado para trabalhar a uma frequência de 2.2 GHz, mas através desta nova BIOS, é possível alterar a frequência até valores significativamente superiores. A própria MSI demonstrou isso, colocando este iGPU a 3.0 GHz, efectuando posteriormente benchmarks no 3DMark, que revelaram um aumento de desempenho de 20%.
A MSI avisa que, no entanto, este iGPU está dependente do vcore, ou seja, da alimentação utilizada para o próprio processador, pelo que qualquer tentativa de elevar este valor, poderá ter consequências graves para todo o sistema, em especial para o processador.