A RazerCon foi, como estava certo, o palco do anúncio formal da nova consola portátil da Razer – que, afinal, não é uma consola. As primeiras imagens e dados sobre este equipamento tinham aparecido num tweet da Verizon, no final de Setembro.
Na altura, o vídeo partilhado deixava transparecer um gadget com um conceito semelhante ao tradicional das consolas portáteis que já conhecemos, onde os controlos e o ecrã são apenas um. Contudo, a Razer Edge assemelha-se mais a uma Switch, com os comandos a poderem ser retirados dos lados ou, mesmo, a um smartphone.
A verdade é que a Edge é mais um Razer Phone em esteróides que, na caixa, já vem com um comando Kishi V2 ou V2 Pro, dependendo das versões. O modelo 5G (sem preço), é apenas uma delas, já que a marca tem mais duas: Edge Wi-Fi e Founders Edition, com PVP de 399,99 e 499,99 dólares – as reservas já podem ser feitas, uma taxa de cinco dólares (sensivelmente os mesmos valores em euros), um valor que, depois, a marca reembolsa.
Sobre a data de saída e a disponibilidade de mercado, será em Janeiro de 2023 e apenas nos EUA, pelo que Portugal está, para já, fora da lista de países onde esta “consola” será vendida.
Além dos dados que já eram conhecidos (Android como SO de base, acesso a serviços de jogos como o Xbox Cloud Gaming, Snapdragon G3x Gen 1, 4K até 144 fps), agora ficamos a saber que a Razer Edge tem acesso também à loja da Epic Games e às plataforma Nvidia GeForce Now, Moonlight e Parsec; a compatibilidade com Steam Link também está garantida.
As três versões tem as mesmas características principais: o ecrã tem 6,8 polegadas, é AMOLED e tem uma resolução FHD+ (2400 x 1080); segundo a marca, o display tem «87% mais píxeis que os concorrentes». A GPU é uma Adreno, a memória é de 8G (LPDDR5), o armazenamento interno-base é de 128 GB (UFS 3.1, mas pode chegar aos 2 TB, via cartões microUSB) e a bateria tem 5000 mAh.
No som, temos as únicas diferenças, se não contarmos com a conectividade 5G: os modelos Wi-Fi e Founders Edition têm dois altifalantes e dois microfones com THX Spatial Audio; já na 5G, a tecnologia é a Boomcloud360. A Founders Edition vem ainda com um par de auscultadores Hammerhead True Wireless. As características completas podem ser vistas aqui.