A marca de luxo com melhor reputação em Portugal é tecnológica – spoiler: não é a Apple

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Bang & Olufsen

O primeiro estudo de «percepção associada à reputação das marcas de luxo em Portugal», feito pela consultora OnStrategy, coloca uma empresa de tecnologia no primeiro lugar: a Bang & Olufsen.

Esta marca dinamarquesa, especializada em equipamentos de áudio, reuniu a melhor pontuação global (78,3), uma média dos valores das categorias de reputação emocional e racional: 78,7 e 77,9, respectivamente.

A Apple está no segundo lugar, a apenas 0,9 pontos – contudo, a marca da maçã é a melhor, em Portugal, em reputação emocional, com 79,2 pontos; na racional, chegou aos 75,6.

No top 50 da OnStrategy, está apenas mais um nome ligado à tecnologia: a Samsung (18.º lugar, 74,9), embora não se possa considerar, de forma geral, uma marca de luxo. A primeira empresa nacional deste ranking é a Vista Alegre, em décimo lugar, com 75,8 pontos.

©OnStrategy | O ranking é feito com uma escala de 100 pontos: «apenas 49 marcas destacam-se com uma percepção de robustez (entre 70 e 80 pontos) e nenhuma em nível de excelência (mais de 80 pontos)», sublinha a consultora.

Segundo a OnStrategy, este ranking foi elaborado em «conformidade com a certificação das normas ISO20671 (avaliação de estratégia e força) e ISO10668 (avaliação financeira) e foi feito com recurso a um «trabalho de campo contínuo durante 52 semanas», com inquéritos telefónicos, online e presenciais a «mais de sete mil cidadãos» das classes A e B.

Os detalhes sobre os estudos da OnStrategy podem ser vistos aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version