É o «primeiro metaverso reconhecido por um governo». No mundo virtual, onde centenas de empresas começaram a apostar e a desenvolver conteúdo, vai existir uma cópia da ilha da Madeira, onde podemos comprar terrenos e construir edifícios, que fica “online” a 28 de Outubro.
A iniciativa foi da startup portuguesa Web3 Exclusible, fundada por «entusiastas do portugueses e franceses do metaverso», liderada por Thibault Launay e com Artur Goulão (criador da Utrust) no cargo de CTO.
No metaverso, passa assim a haver uma Madeira digital, baptizada de Madalia, e reconhecida pela Governo Regional da Madeira, organismo com o qual a Web3 Exclusible fez uma parceria para «emissão de licenças de construção virtual» – ou seja, a burocracia chegou, também, a este mundo digital.
A Madalia tem disponíveis quinhentos terrenos de vários tamanhos e tipos, todos situados na zona desta ilha virtual correspondente ao Parque Natural da Madeira. Na realidade, as construções físicas estão proibidas nesta área, que tem 444 metros quadrados.
Para comprar uma parcela de terreno, é preciso ter conta na plataforma da Exclusible e fundos na carteira digital associada. Para já, existem apenas dois níveis (‘tiers’) de aquisição: Silver e Bronze, por um (1380 euros) e cinco Ethereum (6900 euros), respectivamente.
Contudo, vão ficar disponíveis mais dois: Gold (89 parcelas de três hectares, no valor de 13 Ethereum, cerca de dezoito mil euros) e Platinum (34 parcelas de nove a 28 Ethereum cada, com um preço que ronda os quarenta mil euros).
A empresa deu ainda um cariz ambiental a esta venda de terrenos: por cada NFT comprado, a Web3 Exclusible compromete-se a plantar uma árvore e a doar 10% dos lucros conseguidos com a Madalia a uma «entidade ligada à preservação da Natureza», que seja «regulada por um governo».
«Com o lançamento da Madalia, aumentamos a nossa presença no segmento dos mercados imobiliário e de luxo, e vamos continuar a perceber onde a comunidade Web3 quer estar e quais as experiências que procura», justifica Thibault Launay, CEO da Exclusible.