A Vodafone Portugal prepara-se para juntar mais 250 mil subscritores à sua base de clientes: a operadora anunciou a aquisição da Nowo, uma empresa criada em 2016, na sequência de um rebranding da Cabovisão. Actualmente, a Nowo é detida pela espanhola Másmóvil Ibercom, S.A.
Contudo, apesar de a compra ter já sido anunciada, está dependente da aprovação da Autoridade da Concorrência (AdC), uma vez que se trata de uma operadora a comprar outra para alargar a sua posição no mercado – é o que se chama de ‘operação de concentração’. Uma situação semelhante já tinha acontecido quando a MásMovil avançou para a compra da Cabonitel em 2019, a dona da Nowo.
Se este negócio for autorizado, a Vodafone passa a contar com mais «250 mil clientes móveis» e mais «140 mil com TV e banda larga»; actualmente, a Nowo tem uma cobertura nacional de «um milhão de casas», lembra a Vodafone.
A operadora diz ainda que a compra pode «reforçar» a sua «competitividade no mercado», o que lhe vai dar «maior escala e maior cobertura, com benefícios para os actuais e para os futuros clientes, bem como para o sector». Os «investimentos mais eficientes em redes de conectividade de elevado débito», assim como o «desenvolvimento de produtos e serviços inovadores» são outras das vantagens que este negócio pode trazer.
Segundo a Vodafone, se a aprovação regulatória for dada, o negócio deverá estar concluído «durante o primeiro semestre de 2023». O valor desta transacção não foi divulgado.