Os rumores confirmaram-se todos: os novos iPhone 14 vêm em quatro modelos (sai o Mini, entra o Plus, um regresso da Apple a esta designação, que tinha sido usada pela última vez no iPhone Plus 8, em 2017), com as características que já tínhamos revelado hoje, aqui.
Está confirmado que os iPhone 14 (6,1 polegadas) e 14 Plus (6,7 polegadas) ficam apenas com o processador A15 Bionic e que mantêm os notch.
As câmaras principais são de 12 MP e têm uma abertura maior que a anterior geração ; além disso contam com uma tecnologia chamada Photonic Engine (incluído nos Pro), que dá mais cor e definição às fotografias.
No vídeo há um modo que traz uma estabilização superior aos vídeos, o Action Mode (também nos Pro), cujos resultados, segundo a Apple, são semelhantes aos que conseguimos ao usar um gimball.
Tal como os Apple Watch, todos os novos iPhone também têm Crash Detection (para detectar automaticamente acidentes de carros) e uma nova funcionalidade de segurança que permite uma ligação à rede mesmo quando esta não existe: Emergency SOS via Satellite.
Desta forma, o smartphone liga-se a satélites para enviar SMS de emergência – para isso, é preciso apontar o iPhone para um satélite, o que pode ser visualizado no ecrã: há uma interface gráfica que nos permite manter esta posição. De início, este serviço vai apenas estar disponível nos EUA e Canadá e será gratuito durante dois meses.
No que respeita a preços, o iPhone 14 começa nos 1039 euros e o Plus, nos 1189. Ambos podem ser encomendados a partir de 9 de Setembro, mas têm datas distintas de chegada ao mercado: o 14 chega a 16 de Setembro e o Plus a 7 de Outubro. As características completas podem ser vistas aqui.
Já os modelos Pro e Pro Max deixam mesmo de ter notch e passam a ter o módulo superior integrado no ecrã, que passa a ter uma nova via: a Dynamic Island, uma espécie de widget que se adapta a várias apps para dar informação correspondente, como o estado do carregamento, quando está ligado à energia (imagem em cima).
Fica ainda confirmado que os iPhone 14 Pro Max e Pro trazem um chip A16 Bionic (4 nm) com capacidades melhoradas de gestão de energia, imagem e fotografia.
A câmara principal tem 48 MP (com ProRAW) e o maior sensor até agora criado pela Apple (mais 65% que o do iPhone 13). Foi ainda adicionado um novo modo de zoom com 2x e vídeo continua a ser ProRES, com modo de Cinema.
No armazenamento, a tendência alinha-se com o que já tinha acontecido em 2021: ambos os Pro chegam a 1 TB (com versões de 256 e 512 GB); já os 14 e 14 Plus têm um máximo de 512 GB, a que se juntam modelos com 128 e 256 GB.
Finalmente, preços e disponibilidade: o iPhone 14 Pro pode ser comprado a partir dos 1349 euros e o Pro Max, nos 1499. OS dois modelos podem ser encomendados a partir de 9 de Setembro e chegam uma semana depois, dia 16. Todas as características destes dois novos smartphones estão aqui.