As ferramentas de IA e machine learning que permitem criar imagens a partir de descrições em texto são uma das grandes tendências de 2022. O Midjourney é um destes exemplos (funciona sob a plataforma Discord), a que se junta o DALL-E, que recentemente deixou de precisar de convite.
A Meta (dona do Facebook) já tinha anunciado uma solução semelhante em Julho deste ano, o Make-A-Scene, e agora dá um passo à frente neste tipo de tecnologia: o Make-A-Video será capaz de fazer o mesmo, mas com vídeo. Ou seja, dando instruções de texto como ‘um barco a navegar num mar calmo ao pôr-do-sol’, será possível gerar com IA um vídeo que mostre este cenário.
Mark Zuckerberg publicou um post no Facebook onde mostra um exemplo das capacidades do Make-A-Video, com imagens que mostram uma nave espacial a aterrar em Marte.
«O Make-A-Video consegue, com apenas algumas palavras, dar vida à imaginação e criar vídeos únicos de cores vivas, com personagens e paisagens. A ferramenta baseia-se em tecnologia IA de geração de imagens, ao adicionar uma camada de aprendizagem não supervisionada – isto é, um algoritmo que capta padrões de dados não categorizados – que permite ao sistema compreender o movimento no mundo físico e aplicá-lo à conversão de texto para imagem», explica a Meta.
Para já, nem o Make-A-Scene (detalhes aqui), nem o Make-A-Video estão disponíveis para serem usados, como acontece com o Midjourney ou o DALL-E: apenas a primeira tem prometida uma demo «para breve». Não é ainda claro de que forma é que a Meta vai tornar estas duas ferramentas acessíveis ao público. Uma das formas poderia ser, por exemplo, a sua integração no Facebook ou Instagram.