A nós consumidores pouco interessa como funciona parte significativa da tecnologia que utilizamos no dia-a-dia. Utilizando o mantra tornado assinatura da Apple, o que interessa é se ’It just works’. A expressão refere que o diabo está nos pormenores. Em tecnologia, por norma, está nas integrações. Tomemos um exemplo a que recorro com frequência. Não fosse a incapacidade de renovação de milhares de milhões de terminais de pagamento nos EUA e certamente aplicações como o MBWay teriam visto a luz do dia anos antes.
Há já alguns a anos que somos inundados de promessas de tecnologias vindouras que nos mudariam o dia-a-dia. Ainda do antes tempo da realidade aumentada, antes da virtual e muito antes de conceitos como o metaverso, começámos por ser seduzidos pela Internet of Things (IoT) e pela home automation. Depois, veio o capitalismo e lixou-nos. Inúmeras plataformas e milhares de produtos depois – que teimam em não falar uns com os outros – deixam qualquer um cansado só de pensar em implementar tais sistemas, quanto mais pensar na criação de rotinas (i.e. a automação do que recorrentemente fazemos).
Coloque o seguinte cenário. Tem a sorte de a empresa onde trabalha lhe disponibilizar uma viatura e um telemóvel. Ou muito me engano ou o responsável pela aquisição dos dois não é o mesmo. E se é, esteve-se a borrifar se lhe entregaram um BMW com o CarPlay da Apple ou lhe deram para as mãos um Samsung com Android. Se pode funcionar… diz-se que sim, com aplicações de terceiras partes, mas terá de ser meio techie e ter pachorra para o trabalho que vai encontrar pela frente.
Ora, será esse descomplicómetro que esperançosamente veremos resolvido no último trimestre deste ano, com os dispositivos conectáveis a adotar o padrão Matter. São mais de duzentas, as marcas que já aderiram, incluindo a Apple, a Google e a Amazon. Isto equivale a dizer que poderá gerir todos os dispositivos na mesma aplicação. A Amazon, por exemplo, já referiu que a quarta geração da Echo terá um update para este padrão e que poderá funcionar como hub para todos os outros equipamentos.
Does it matter? Importa sim… e muito.