É inegável que a tecnologia da Internet avançou muito, mas, no entanto, ainda há alturas em que, para aceder a um site ou serviço tem de se escolher caixinhas com carros, semáforos ou qualquer outra coisa. Este sistema chama-se captcha e serve para distinguir entre utilizadores humanos ou robôs, o que é útil, mas não deixa de estragar um pouco a experiência de utilização. Para tentar acabar com isto, a Cloudflare acaba de anunciar um novo tipo de captcha que funciona de forma diferente.
Com a chegada do ReCaptcha 3, em 2018, a Google acabou com a necessidade de escolher secções específicas de imagens, decifrar texto pouco legível e até clicar numa caixa para indicar que é um humano. Tudo isso foi substituído por scores baseados nas interacções passadas dos utilizadores.
A empresa de infra-estrutura e segurança Cloudflare lançou a sua própria tecnologia chamada Turnstile, que funciona de uma forma semelhante. Trata-se de um processo invisível que serve para determinar se um utilizador é humano ou um robô. O sistema, que pode ser implementado através de uma API, usa código JavaScript que faz várias verificações, incluindo proof-of-work. proof-of-space, procura API web e outras verificações para distinguir entre comportamentos humanos e robotizados.
O novo sistema não verifica a existência de cookies de publicidade ou de login e a Cloudflare enfatiza que, embora o Turnstile leia algumas informação das sessões, como as características do browser, a empresa não guarda nenhum tipo de dados. O sistema reCaptcha usa os cookies de login da Google como uma das formas de verificação se o acesso a determinados site ou serviço está a ser feito por ser humano e há algum receio que essa informação seja usada para vender publicidade.
Quando o sistema conclui que o utilizador é humano, ele recebe uma Private Access Token (PAT), que foi desenvolvido em conjunto com a Apple, ou tokens directamente pela Cloudflare, para que se possa usar as funcionalidades do site. Se o Turnstile não conseguir concluir com certeza que o utilizador é humano, reverte para um teste manual.
Quase 98% do tráfego de Internet usa a tecnologia reCaptcha da Google. Segundo a Cloudflare, a tecnologia Trunstile, que começou agora a fase de testes beta, oferece mais privacidade e oferece uma melhor experiência de utilização, mas ainda tem um logo caminho a percorrer para obter uma quota de mercado significativa.