A competição que desafia alunos do 5.º ao 12.º a criar apps que resolvam problemas sociais anunciou os vencedores da edição de 2022. A Apps for Good deste ano envolveu mais de seiscentos alunos, que desenvolveram 180 soluções tecnológicas.
Como é habitual, os prémios foram atribuídos tendo em conta o ano de escolaridade dos participantes: básico e secundário. Os vencedores foram, respectivamente, as apps Collect Oil e +PorSi.
A primeira, de alunos da Escola Básica Dr. Francisco Sanches (Braga), é uma app que serve para «ajudar o meio ambiente através da recolha e reciclagem de óleo», com uma contrapartida: um «desconto na factura da água».
Já a +PorSi (Escola Secundária Sacavém, Lisboa) é uma app semelhante à Na Minha Rua (da CM Lisboa) e da FixCascais: a ideia é «facilitar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia de Sacavém para reportar problemas»; contudo, a plataforma permite ainda «pedir apoios, publicar objectos para doação e inscrição em voluntariado».
Ao pódio, subiram ainda a Recycle Go & Give Now (EB da Maia – 2.º Prémio Básico), a EP+ (Escola Secundária Homem Cristo, Aveiro – 2.º Prémio Secundário), a School Care Students (Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga – 3.º Prémio Básico) e a Smartshower (Escola Secundária da Maia, 3.º Prémio Secundário).
Além destes, houve ainda mais seis prémios temáticos na Apps for Good, relacionados com ambiente, energia e tecnologia; aqui ficam os vencedores, com destaque para a Collect Oil, que acabou por voltar a receber outra distinção:
Prémio Tecnológico – Smartshower (Escola Secundária da Maia);
Prémio Jovem Aluna.PT – Carolina Vale, For Disability (Escola Secundária de Molelos, Tondela);
Prémio Digital Young Women – Francisca Rodrigues, LP&G (Escola Secundária D. Maria II, Braga);
Prémio Público – Bus Stop (EB 2/3 Dr. Eduardo Brazão de Castro);
Prémio Cooler Planet – Collect Oil (Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga);
Prémio Climate & Energy – Ecobox (Escola Secundária de Vila Verde)