Foi precisamente no mesmo dia em que a Nvidia anunciou as novas GeForce RTX 40, que a AMD anunciou que irá apresentar a nova arquitectura RDNA3, que será a base das futuras placas gráficas Radeon RX 7000, e que as mesmas serão reveladas no próximo dia 3 de Novembro.
Join us on November 3rd as we launch RDNA 3 to the world! More details to come soon! #RDNA3 #AMD pic.twitter.com/oftq1Fjrgt
— Scott Herkelman (@sherkelman) September 20, 2022
Para além deste anuncio, a AMD revelou no seu blog oficial (aqui) que os seus modelos, com base na arquitectura RDNA, oferecem a melhor eficiência energética do mercado, e que devemos esperar o mesmo para a terceira geração da arquitectura RDNA3, que poderá ser até 50% superior (performance por watt), face aos modelos actualmente disponíveis.
Até ao momento, a AMD não tem feito grande divulgação sobre características técnicas das suas futuras placas gráficas, mas sabe-se (através de rumores), que os futuros GPU Navi 3x deverão usar uma estrutura em formato chiplet, tal como os seus processadores, que deverão ter até 96 unidades computacionais, até 192 MB de Infinity Cache (memória cache). Resta-nos aguardar até Novembro.