A Sony que aumentar substancialmente a disponibilidade da PlayStation 5. Para isso, a empresa fez algumas alterações à consola, com uma redução de peso e a integração de um novo processador de 6 nm da AMD.
Na semana passada, a Sony anunciou que ia aumentar o preço da PlayStation 5. Agora começaram a surgir notícias que dão conta que vão começar a ser comercializadas versões mais leves da consola. De acordo com algumas lojas japonesas, os modelos CFI-1202A (consola com drive Blu-ray) e CFI-1202B (consola sem drive) vão começar a ser distribuídos no Japão no dia 15 de Setembro deste ano. Este também é o dia em que entram em vigor os novos preços da PlayStation 5.
De acordo com o site Press Start, a versão mais leve da PlayStation 5 já está disponível na Austrália. Os manuais de utilização destes novos modelos indicam que que versão com drive pesa 3,9 kg e a versão sem drive pesa 3,4 kg. Isto equivale a uma redução de peso em 13%, em relação às versões originais das consolas. Exceptuando a diminuição de peso, as consolas são exactamente iguais aos modelos disponíveis até agora.
Embora não haja confirmação oficial, acredita-se que estes novos modelos usam um novo CPU AMD, fabricado segundo um método de 6 nm. Se se confirmar, esta alteração vai permitir à Sony aumentar a produção da consola. No entanto, embora este chip seja mais recente, não é provável que traga benefícios no que toca ao desempenho geral do sistema.
A mudança para um chip de 6 nm serve principalmente para permitir um aumento da produção e, muito provavelmente, está na origem da redução do peso. Isto porque, se o chip gerar menos calor, o dissipador pode usar menos material. Como a peça mais pesada da PlayStation 5 é o dissipador de calor, naturalmente a consola fica mais leve.