A Samsung está a testar na Coreia do Sul, uma nova funcionalidade chamada ‘Repair Mode’. Como o nome sugere, é uma definição que serve para proteger os dados que estão no dispositivo, quando é necessário levá-lo a um centro de reparação.
Muitas reparações não necessitam que o dispositivo seja desbloqueado, mas quando é necessário desbloqueá-lo podem haver riscos de segurança quando se tem informação importante no smartphone, particularmente se for usado para trabalhar.
Têm sido noticiados bastantes casos em que técnicos de centros de reparação roubaram informação de smartphones e PC de clientes. Em 2016, dois empregados da Pegatron, um dos maiores parceiros de reparação da Apple, encontraram imagens explícitas no telefone de uma estudante universitária e publicaram-nas na sua página de Facebook. Ela processou a Apple em 5 milhões de dólares, tendo chegado a um acordo com a empresa para receber a indemnização.
O novo ‘Repair Mode’ da Samsung foi pensado para evitar situações semelhantes. Quando está neste modo, o smartphone mostra apenas as aplicações padrão e esconde todos os dados pertencentes ao dono num ambiente isolado. Assim, os técnicos conseguem testar todas as funcionalidades normais do dispositivo, como usar a câmara para ver se ficou bem reparada. Segundo uma notícia do site Ars Technica, isto é feito através da criação de uma conta de utilizador temporária, numa partição diferente no sistema de armazenamento do dispositivo.
Segundo a Samsung, para já, o ‘Repair Mode’ vai ser incluído numa actualização de firmware dos Galaxy S21 na Coreia do Sul e mais tarde chegará a mais dispositivos. Quando estiver disponível o utilizador pode ligar o modo em ‘Settings’, ‘Battery and Device Care’, ‘Repair Mode’. Quando o novo modo é ligado, o telefone reinicia e o utilizador fica apenas a ver as apps padrão. Para desligar este modo, bastar reiniciar o telefone e desbloqueá-lo como sempre.