Segundo uma notícia do site húngaro ProHardver, os próximos processadores Intel, baseados na arquitectura Raptor Lake, vão incluir um modo ‘Extreme Performance’, separado dos limitadores PL1 e PL2 que estão disponíveis nos chips da geração actual. De acordo com a notícia, os PL1 e PL2 não vão ter grandes diferenças para os dos processadores Alder Lake, o que quer dizer que os chips estão limitados aos 241 watts, mas o novo ‘Extreme Performance’ vai permitir chegar a um consumo máximo de 350 watts.
O novo modo de funcionamento só vai estar disponível em motherboards da série 700, o que pode servir como forma de promover a venda de novas motherboards para os novos CPU. Mesmo assim, é provável que nem todas as motherboards da série 700 suportem este modo de funcionamento, porque o fornecimento de mais de 300 W a um processador requer alterações profundas ao design dos circuitos de alimentação e outros componentes.
Segundo a notícia do site húngaro, o novo modo de funcionamento pode oferecer mais 15% de desempenho em relação ao modo de funcionamento padrão.