Estamos a pouco mais de um mês do lançamento oficial da 13ª geração de processadores Core da Intel, designados de Raptor Lake, mas parece que é a geração seguinte aquela que está a demonstrar maior interesse, por ser a primeira a utilizar uma arquitectura modular composta por elementos isolados, como se cada elemento fosse um azulejo numa parede.
Isto significa que estes futuros processadores utilizarão vários elementos que serão, no fundo, módulos específicos, como o módulo dos processador em si, que incluirá os diversos núcleos de alto desempenho e maior eficiência energética que serão fabricados usando o processo Intel 4 (7 nm).
Curiosamente, e ao contrário do módulo do processador, a Intel não tem revelado grandes detalhes sobre o módulo da controladora gráfica integrada, que será fabricado externamente pela TSMC, utilizando o mais recente processo de fabrico de 3 nm, mas começam aos poucos a surgir detalhes relevantes sobre os mesmos a partir do código do Compilador Gráfico da Intel (IGC).
Segundo dados revelados pela página Sul Coreana Coelacanht’s Dream, a futura controladora gráfica integrada terá até 128 Unidades Computacionais, que poderão utilizar tanto a arquitectura Xe-HPG como Xe-LPG, bem como hardware específico para processamento de Ray Tracing.
Embora este seja um passo importante para a Intel no desenvolvimento das suas controladoras gráficas integradas, recordamos que a AMD já utiliza hardware capaz de processar Ray Tracing nas controladoras integradas de arquitectura RDNA2 nos seus processadores Ryzen 6000 (Rembrandt). Não espere, no entanto, conseguir jogar Cyberpunk 2077 com RT com qualquer uma destas gráficas integradas…