A Amazon anunciou, num comunicado de imprensa, a aquisição da iRobot, por um valor aproximado de 61 dólares por cada acção, o que corresponde a um valor total de 1,7 mil milhões de dólares. Este negócio só deverá ser concluído após aprovação dos accionistas da iRobot, bem como das habituais entidades reguladoras de mercado.
A concretizar-se, esta será a quarta maior compra de sempre da Amazon, e manterá Colin Angle no papel de CEO da iRobot. Para Dave Limp, vice-presidente sénio da Amazon Devices, “Os clientes adoram os produtos da iRobot, e estou entusiasmado por trabalhar com a equipa da iRobot para criarmos novas maneiras para tornar as vidas dos nossos clientes ainda mais fácil e gratificante“.
Esta aquisição está, no entanto, a levantar alguma polémica, pois a Amazon, através dos produtos da iRobot e do iRobos OS, conseguirá ter acesso a importantes detalhes sobre as casas dos seus utilizadores, como a sua área, a sua disposição, e os próprios hábitos dos mesmos. Uma das vozes mais críticas é a de Robert Weissman, presidente da Public Citizen, uma organização de direitos do consumidor norte-americano.