O TDP (Thermal Design Power) é a unidade muitas vezes utilizada para designar o consumo energético máximo de um componente, sendo ele representado pelo consumo máximo de energia eléctrica à temperatura máxima operacional desse mesmo componente.
Muito se tem falado sobre o constante aumento do TDP, ou TBP (Total Board Power) das novas placas gráficas, em especial daquelas que serão lançadas no futuro, devido ao aumento de complexidade dos seus próprios processadores gráficos, e da exigência dos circuitos de alimentação para os mesmos.
Como tal, não é de estranhar que sejam os próprios responsáveis da AMD a anunciar que o TDP das futuras placas gráficas está a aumentar de forma exponencial, e que em antes de 2025, é muito provável que os processadores gráficos de topo possam utilizar um TDP de 700W.
Quem fez tal afirmação foi Sam Naffziger, Senior Vice-presidente da AMD, e responsável pela divisão de gráficos desde 2017. Segundo este, é essencial que o mercado comece a adoptar medidas para tornar os GPUs energeticamente mais eficientes, mas que a AMD está empenhada a tornar as futuras arquitecturas RDNA3 e RDNA4 numa referência neste campo.