O Intel Blockscale, o primeiro processador ASIC criado de raiz pela Intel, já está disponível, um trimestre mais cedo que o previsto, mas tendo em conta a actual situação das criptomoedas e da rentabilidade da sua mineração, talvez tenha chegado tarde demais.
Anunciado há já algum tempo, foi no passado mês de Abril que a divisão de Custom Compute Group da Intel atribuiu o nome de Blockscale ASIC ao projecto Bonanza Mine, sendo este uma autêntica colectânea de conjuntos de design inspirados em outras soluções já existentes no mercado, como o Argo Blockchain, GRIID Infrastructure, HIVE Blockchain e outros.
Intel AXG Custom Compute team is now shipping the Blockscale ASIC! First product will always be unforgettable, congratulations team👍
Excited to see how @ArgoBlockchain @griid and @HiveBlockchain improvise around Blockscale and our open design. pic.twitter.com/0rxtNTLMfw
— Raja Koduri (Bali Makaradhwaja) (@RajaXg) June 29, 2022
Apesar do timing ser mau, não deixa de ser impressionante o quão rápida a Intel conseguiu ser, ao conseguir criar um CPU de raiz e lança-lo um trimestre mais cedo do que as suas previsões. É certo que se trata de um processador específico para lidar só com certas instruções, em vez de ser universal como uma solução x86.
O Blockscale ASIC é produzido pela TSMC, utilizando o processo de fabrico Intel N5, e deverá oferecer uma hash rate de 580 GH/s, com um consumo energético de apenas 4.8 a 22.7W, o que corresponde a uma eficiência energética de 26 J/TH, ou seja, quase 1000x mais eficaz que um GPU na mineração de criptomoedas.