A operadora que garantiu a maior parte de espectro 5G em Portugal e que, nos últimos anos criou a escola, o estádio e o hospital da quinta geração móvel, acaba de abrir um novo espaço de inovação em Portugal.
O NOS Hub 5G fica no Parque das Nações (Lisboa) e tem como objectivo ser um local de «ideação, experimentação e transformação tecnológica», mais um passo da empresa para alcançar uma das suas principais metas: «Liderar o desenvolvimento da quinta geração móvel».
Com um investimento de 1,8 milhões de euros, este hub serve, basicamente, como um espaço para demonstrar as actuais (e futuras) capacidades do 5G, associado a várias realidades, como IoT e realidade aumentada/virtual.
A operadora diz que este hub estará aberto a «empresas, startups, universidades e parceiros» para que possam desenvolver novas ideias e produtos. Numa área de 464 metros quadrados, há quatro zonas: formação, trabalho colaborativo, demonstração e ideação/experimentação.
Um dos principais destaques deste hub é, contudo, aquela que será a «primeira rede privada Core 5G StandAlone implementada em Portugal» (em parceria com a Nokia) que, segundo a NOS, é o «próximo patamar evolutivo» da quinta geração móvel.