O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e TUV SUD (uma empresa alemã especializada em ensaios técnicos de certificação) começaram o processo de testes que vai garantir a eficácia do micro-electrolisador Hevo-Solar, criado pela empresa nacional Fusion Fuel.
Em causa está a «certificação de parâmetros operacionais» desta equipamento que concentra uma tecnologia portuguesa responsável pela produção de hidrogénio verde através da «conversão directa da energia solar».
O ISQ confirmou que, após este período de testes, a instalação das primeiras unidades Hevo-Solar será feita em Évora. De acordo com a Fusion Fuel, esta solução consegue produzir «duas toneladas de hidrogénio verde por ano».
Segundo Pedro Matias, presidente do ISQ, o micro-electrolisador nacional possibilita ter «um custo de produção bastante competitivo», um objectivo se esperava apenas atingir «no final desta década» (2030).
A relação do ISQ com o chamado ‘hidrogénio verde’ já tem quase vinte anos; em 2004, a empresa entrou no projecto europeu Naturally e, neste momento, é membro do consórcio GreenH2Atlantic.