Com o início do conflito na Ucrânia, foram vários os mercados que cortaram de vez, ou limitaram severamente o acesso a produtos electrónicos por parte da Rússia, tal como lhe demos a conhecer há cerca de um mês, quando o Ministério dos Assuntos Económicos de Taiwan anunciou uma lista de produtos que não podem ser exportados para a Rússia e Bielorrússia, no qual se incluíam componentes semicondutores da TSMC acima de 25 MHz.
Este bloqueio fez com que o fabricante russo Kraftway tivesse que alterar os seus planos de produção dos primeiros SSD, e do primeiro controlador de SSD PCIe 4.0 desenhado e produzido na Rússia. De seu nome ASIC v1 e ASIC v2, estes SSD foram apresentados na feira Innoprom 2022, e ambos utilizam o novo controlador K1942VK018.
Este controlador tem a particularidade de ser fabricado pela TSMC, recorrendo a um processo de fabrico acessível de 28 nm, mas devido ao embargo de Taiwan, a Kraftway teve que arranjar um novo parceiro para o seu fabrico, que neste caso em concreto será a chinesa YMTC (Yangtze Memory Technologies Co.).
Este controlador, que terá um consumo energético entre 2 a 4W, poderá ser utilizado em diversos formatos de SSD, desde módulos HHHL (Half-Height/Half-Lenght), módulos M.2, e módulos EDSFF (Enterprise and Data Center SSD Form Factor). Quanto ao Kraftway ASIC v2 que foi demontrado na Innoprom 2022, este utilizava chips de memória NAND da Micron e Kioxia, para uma capacidade máxima de 16 TB, mas limitados a uma interface PCIe 2.0 x4.
Isto fez com que não conseguissem chegar aos 1500 MB/s de velocidade máxima teórica, tendo a Kraftway demonstrado uma velocidade sequencial de leitura de 971 MB/s e 476 MB/s de escrita, o que em velocidades de leitura e escrita aleatória corresponde a 200.000 IOPS e 150.000 IOPS, respectivamente. Naturalmente que estas serão soluções exclusivas para o mercado russo, e não para exportação para o ocidente.