Na sua conferência anual para programadores, a Apple centrou as apresentações nas novidades de software, com o anúncios das betas para iOS, iPadOS (as versões 16) e WatchOS (9).
Neste campo, a marca da maçã revelou ainda as primeiras imagens e características do seu próximo sistema operativo para computadores Mac, que desta vez recebe o nome Ventura, uma cidade costeira da Califórnia.
Entre as principais novidades do novo macOS, está o Stage Manager, uma funcionalidade de multitasking que permite agrupar as janelas que tivermos abertas e gerir o desktop – é uma forma de ajudar o utilizador a focar-se no que está a fazer.
Software à parte, a Apple confirmou que os novos MacBook Pro e Air vão receber o chip M2, com as habituais promessas de reforço de desempenho. No caso do Pro, a marca fala num aumento de 39% no processamento de imagens (em relação ao M1); sobre o Air, no desempenho multithread, é garantido um aumento de 18%.
O MacBook Pro (com ecrãs de 13, 14 e 16 polegadas) com M2 terá ainda uma autonomia de vinte horas, até 24 GB de memória, um disco SSD com um máximo de 2TB, um ecrã com brilho até 500 nits e Wi-Fi6.
Já os próximos MacBook Air vêm com ecrãs de 13,6 polegadas, Mag Safe (algo que os anteriores modelos não tinham), uma webcam 1080p que a Apple diz ter o dobro da resolução do modelo anterior.
Os preços começam nos 1529 euros para o Air e 1699 para o Pro; todos os modelos chegam a Portugal em Julho. Para conhecer em detalhe todas as novidades de hardware e software anunciadas na WWDC2022, pode ver o vídeo do evento aqui.