Designado de ISOCELL HP3, este novo sensor, que deverá ser utilizado como sensor principal no futuro Samsung Galaxy S23 Ultra, é uma evolução do anterior ISOCELLHP1, embora tenha a particularidade de ser 20% mais pequeno, para um formato de 1/1.4 de polegada, o que levou a que cada píxel passasse dos anteriores 0.64 μm para 0.56 μm.
Apesar de isto habitualmente significar uma perda na capacidade de captação de luz, o que por sua vez se traduz em pior qualidade da imagem, a Samsung acredita que com o avanço do processamento de imagem e das tecnologia de empilhamento de imagens, que o resultado final representará uma qualidade de imagem superior, com maior alcance dinâmico (HDR), e um sistema de focagem automática mais preciso.
Recorrendo à tecnologia Tetra2pixel, este sensor é capaz de reunir informação de quatro píxeis num só, transformando a imagem de 200 MP a 0.56 μm por píxel para uma imagem de 50 MP a 1.12 μm, ou 12.5 MP com equivalência a 2.24 μm por píxel usando a informação de 16 píxeis para um só. Este sensor é igualmente capaz de captar imagens a 14-bit de cor, e captar vídeo até 8K a 30 fps, ou 4K até 120 fps.