De acordo com a fabricante britânica Pentaform, o novo computador Abacus (Ábaco em português), é um dos computadores completos mais baratos do mundo. Tem um formato semelhante ao de computadores que fizeram história nos anos 80 e 90, como ZX Spectrum ou o Commodore 64, um trackpad de um dos lados e um processador com quatro núcleos no interior. Para ter imagem, só precisa de um ecrã com entrada HDMI.
Uma das características mais especiais desta nova máquina é ser amiga do ambiente. A caixa exterior é feita num polímero biodegradável e os componentes interiores foram desenhados para poderem ser reparados e reciclados.
A Pentaform afirma que o Abacus consome apenas 31 kWh por ano, mais ou menos a mesma coisa que uma lâmpada. E é bem provável que seja mesmo verdade, porque o processador Intel Atom x5-Z8350 de 2016 consome apenas 2 W, segundo a Intel.
Apesar dos baixo consumo, este Atom consegue chegar aos 1,44 GHz em funcionamento normal e aos 1,84 GHz em modo boost. Pode parecer pouco, mas é o suficiente para coisas como a navegação na Internet ou gestão de correio electrónico.
O Abacus por incluir ainda 2, 4 ou 8 GB de memória RAM LPDDR3 com uma velocidade de 1866 MHz.
Apesar de o Abacus poder correr o Windows 7, 10 ou 11, é uma máquina perfeita para ser usada com Linux porque o Windows pode ser algo pesado para esta configuração de hardware.
Quando sair, o Abacus vai custar 120 libras (cerca de 140 euros) ou menos se conseguir obter o desconto de acesso antecipado.