A Microsoft anunciou esta semana o lançamento da primeira versão do Visual Studio 2022 para a arquitectura de processadores ARM64. A disponibilização desta versão tinha sido prometida durante a conferência de programadores Build 2022, que decorreu há algumas semanas. E, embora o software ainda não esteja pronto para uma utilização generalizada, já se pode descarregar uma primeira versão de testes.
Segundo Mark Downie, gestor de projecto do Visual Studio:
“O nosso objectivo principal para esta versão de antevisão é introduzir e estabilizar as tarefas mais usadas pelos programadores que estão a construir aplicações para dispositivos ARM64. Também queremos obter feedback da comunidade para nos ajudar a estabelecer prioridades para as experiências e formas de trabalho, à medida que nos aproximamos da data do lançamento da versão final mais tarde em 2022.”
A Microsoft diz que as ferramentas de desenvolvimento para as plataformas ARM64 são um investimento de longo prazo, que começa com as ferramentas de desenvolvimento do Windows 11 para a arquitectura ARM.
As funcionalidade que estão disponíveis nesta primeira versão são:
Desenvolvimento em C++ em projectos baseados em MSBuild
Desenvolvimento .NET (WinForms, WPF) através tanto de .NET Framework e .NET moderno.
Desenvolvimento Web
Esta primeira versão de antevisão também inclui suporte para Windows Forms, WPF e Web apps, mas o suporte para aplicações Windows App SDK, .NET MAUI e UWP será adicionado posteriormente.