A Upland, uma empresa que tem um metaverso criado à imagem do mundo real, anunciou que o FC Porto (os actuais campeões nacionais de futebol e vencedores da Taça de Portugal) é o primeiro clube de futebol europeu a entrar na sua plataforma.
Em comunicado, a Upland diz o objectivo desta parceria é dar origem a «novas experiências» para os fãs do FC Porto e «construir o futuro das comunidades de adeptos no metaverso». Esta é a segunda incursão do clube neste mercado, depois da parceria com a Binance.
Disponível em versão para browser e em apps para iOS ou Android, a app da Upland dá acesso a um mundo digital concebido à imagem do real; com a entrada do FC Porto para este universo, entra também a própria cidade Invicta, com «propriedades que os utilizadores podem comprar». Nesta cidade do Porto virtual estará também presente o Estádio do Dragão (a “casa” do FCP).
A Upland irá ainda lançar aqueles que serão os primeiros NFT de um clube europeu; estes NFT podem ser ganhos ao vencer desafios, mas os fãs também podem criar os seus próprios non-fungible tokens e vendê-los em lojas da cidade do Porto virtual do mundo Upland.
A primeira fase desta parceria começa com a época de futebol 2022/23, que arranca, em Portugal no final de Julho, com o jogo da Supertaça: FC Porto x Tondela.