Segundo a consultora Counterpoint Research, a Apple domina o segmento ‘Premium’ de smartphones, ou seja, qualquer equipamento móvel acima dos 400 dólares, tendo actualmente cerca de 62% de quota de mercado, segundo os resultados do primeiro trimestre de 2022. Comparativamente ao período homólogo, a Apple cresceu 5%, dos anteriores 57% conquistados em Q1 de 2021.
Se limitarmos a quota de mercado a terminais do segmento ‘Ultra-Premium’, ou seja, acima dos 1000 dólares, a posição da Apple é ainda melhor, com 66% de quota de mercado, o que não deixa de ser impressionante, se tivermos em conta o crescimento da inflação em praticamente todos os mercados.
Observando os gráficos, é impressionante verificar a evolução dos restantes fabricantes, com a Samsung a perder 2% de quota de mercado, bem como os restantes fabricantes de smartphones Android. Mas é nas suas posições que registamos maiores mudanças, com a Huawei a cair da 3ª para 6ª posição, com a Oppo a preencher o último lugar do pódio, seguida pela Xiaomi e Vivo.
Relativamente aos equipamentos em si, dentro do já referido segmento ‘Premium’, é a Apple que domina por completo a tabela dos cinco terminais mais vendidos, com o iPhone 13 a conquistar 23% de quota de mercado, seguido pelo iPhone 13 Pro Max com 13%, iPhone 13 Pro com 9% e iPhone 12 ainda com 8%.
Só na quinta posição encontramos o primeiro smartphone Android, o Samsung Galaxy S22 Ultra, com 3%.