Os novos processadores da Intel para computadores portáteis, Alder Lake-HX, devem ser anunciados esta semana no evento Vision 2022 e vão trazer suporte para PCI Express 5 e até 16 núcleos de processamento. Esta é a primeira vez que estas características chegam a um processador para um PC portátil.
Há já algum tempo que circulam rumores que a Intel estava a planear lançar processadores para portáteis com 16 núcleos. Esses rumores acabam de ser confirmados. O site Videocardz publicou um slide que, aparentemente, faz parte da apresentação da Intel que mostra as especificações de todos os modelos que fazem parte da nova gama Alder Lake-HX.
Estes processadores serão na prática CPU para computadores de secretária, instalados num package BGA que terá o mesmo comprimento dos modelos com package LGA (45 x 37,5mm), mas com uma altura mais reduzida, passando de 4,4 para 2 mm.
Os Alder Lake-HX também serão os primeiros processadores para plataformas móveis que suportam PCI Express 5, com um total de 48 vias PCI Express (Gen5x16 + Gen4x20 + Gen3x12). Em comparação os actuais processadores para portáteis da Intel, os Alder Lake-H têm apenas 16 vias Gen4 e 12 Gen3.
Os novos chips também vão deixar o utilizador fazer overclocking e suportam perfis XMP 3.0 para memórias RAM DDR5. Têm também funcionalidades de Dynamic Memory Boost, permitem fazer overclocking dos núcleos de eficiência energética e versões actualizadas do Intel Speed Optimizer e da Extreme Tuning Utility.
A refrigeração destes novos CPU pode vir a ser um desafio porque todos os modelos têm um valor de TDP base de 55 W e 157 W em modo Turbo. Os valores de TDP dos Alder Lake-H são mais modestos: 45 e 115 W.