Para promover o filme Top Gun Maverick, a NOS e a Paramount juntaram-se para criar uma experiência imersiva com o Joseph Kosinski: com recurso à rede 5G da operadora, o realizador esteve em Lisboa sob forma de um holograma.
À NOS e a Paramount juntou-se a Musion, a empresa que já criou os hologramas dos Gorillaz ou de Tupac, entre outros. Nesta operação, que envolveu mais de cem pessoas entre Lisboa, Londres e Los Angeles, participaram «mais de cem pessoas».
Na capital britânica, onde estava o realizador, a imagem foi captada com recurso a uma câmara 4K e «transmitida de forma instantânea para Lisboa sob a rede 5G da NOS», com uma velocidade que «superou 1 Gpbs e teve latência praticamente nula»; contudo, a imagem do holograma de Kosinski que chegou a Portugal era apenas 1080 p.
Segundo Jorge Graça, CTO da NOS, esta transmissão «não envolveu qualquer reforço especial da rede 5G da NOS», além da montagem de dois boosters de sinal na sala de cinema do Alvaláxia, onde decorreu a sessão.
«Kosinski não estava num estúdio, estava num quarto de hotel em Londres; isto mostra que, actualmente, não são precisos grandes meios para criar e transmitir um holograma; há uns anos, seria preciso passar vários metros de cabos, mas com o 5G não foi necessário instalar equipamentos de rede suplementares», explicou Jorge Graça à PCGuia.
Joseph Kosinski esteve em Lisboa para responder às perguntas dos jornalistas, depois de um visionamento de imprensa do filme Top Gun Maverick, que estreia em Portugal a 26 de Maio.