Mantis, Ecopod, SEHT, Seeds4Kids. São estes os projectos vencedores das quatro categorias da edição de 2022 do TecStorm. Aquele que é apelidado de «maior hackathon universitário do País» teve a participação de «28 projectos» de 150 estudantes universitários.
Na categoria Conectividade, o primeiro prémio foi para o Mantis, uma «passadeira inteligente automatizada, conectada e sincronizada que torna as passadeiras para peões mais seguras».
Aqui, o finalista foi o InLight, um sistema de «iluminação pública inteligente com recurso à aplicação de sensores em luminárias que recolhem dados para potenciar eficiência energética».
O primeiro lugar na categoria de Saúde foi entregue ao SEHT (foto de destaque), uma «plataforma digital para melhoria do transporte hospitalar que faz a gestão do transporte de pacientes não urgentes para evitar o uso inadequado de ambulâncias».
Como finalista, ficou o SecondChance, um «implante que incorpora um dispositivo que detecta precocemente um enfarte do miocárdio, contacta assistência médica em caso de emergência e liberta anticoagulante, caso seja necessário».
Na Energia, foram distinguidos dois projectos verdes: o Ecopod ficou com o “ouro” – um «dispositivo equipado com sistemas eléctricos e mecânicos que potenciam a utilização dos recursos naturais à sua volta, transformando-os em energia eléctrica verde» – e o ElectriciTree foi o finalista: um «sistema de painéis solares em árvore com movimento adaptável para maximizar o aproveitamento da exposição solar».
Finalmente, na Responsabilidade Social, o vencedor foi o Seeds4Kids, uma «horta doméstica inteligente que alia tecnologia de monitorização por sensores e aplicação móvel à natureza e à sustentabilidade», um produto com um conceito semelhante ao Click & Grow.
Nesta categoria, o finalista foi o Oakey, um «sistema que informa o consumidor sobre o impacto ambiental dos produtos que consome, aconselhando produtos mais sustentáveis, sugerindo compensações do excesso de carbono produzido e recompensas pela adopção de um consumo mais amigo do ambiente».
Os prémios desta edição, distribuídos por quatro vencedores (2500 euros para cada), totalizaram dez mil euros.