No fim-de-semana passado, começaram a circular notícias que a Microsoft estava a trabalhar num sistema que permite aos editores de jogos integrarem publicidade em jogos free-to-play. Aparentemente a Sony tem planos semelhantes.
Fontes do site Business Insider, dizem que a Sony está a desenvolver várias formas de integrar publicidade em jogos gratuitos para a PlayStation. O objectivo é encorajar o desenvolvimento de mais jogos free-to-play, dando mais fontes de rendimento aos editores.
Em vez de a publicidade aparecer na interface da PlayStation ou nos menus dos jogos, os editores podem colocar anúncios dentro dos ambientes de jogo, sob a forma de cartazes ou de product placement dentro dos jogos. Este tipo de publicidade não é um método novo, mas pode-se tornar mais comum se a Sony começar a permitir a sua integração ao nível da plataforma. Neste sistema, vai existir também a possibilidade de os editores darem recompensas aos jogadores por verem os anúncios, um sistema que já muito comum nos jogos para as plataformas móveis.
Os editores podem vender os espaços dos anúncios num mercado privado, mas a Sony não indicou se vai cobrar uma comissão. Os planos da Microsoft são muito semelhantes, mas neste caso não serão pagas nenhumas comissões.
Sob este plano, a Sony pode vender dados dos utilizadores, como por exemplo o que fazem depois de verem um anúncio. De acordo com uma das fontes, esses dados não vão incluir os nomes dos jogadores ou os seus endereços de email. Vai existir também um sistema de verificação de quem compra os espaços publicitários.
Os planos para a implementação de publicidade nos jogos da PlayStation começaram a ser desenvolvidos em 2020, na altura em que a PlayStation 5 foi lançada. O sistema da Microsoft para a colocação de publicidade nos jogos deve ser anunciado no terceiro trimestre deste ano. Espera-se que o da Sony seja anunciado no fim do ano.