Até ao momento, a Poco tem sido uma marca que tem privilegiado a adopção de características com as melhores relações preço/desempenho, mas com o novo F4 GT, a Poco acaba de entrar num novo mercado, o dos smartphones de gaming, destacando-se pelo desempenho características de topo, aliadas à última geração da interface MIUI 13, baseada no sistema operativo Android 12.
Recorrendo ao SoC (System-on-Chip) topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1 de 4 nm, este processador de oito núcleos oferece o melhor desempenho do mercado, tanto a nível de processador como da componente gráfica, com melhorias de até 20% e 50% face ao SoC de anterior geração (Snapdragon 888), sem esquecer os dados, dada a presença do modem 5G e do WiFi 6e.
A este SoC, encontra-se presente 8 e 12 GB de memória RAM do tipo LPDDR5 (até 6400 Mbps), bem como de armazenamento do tipo UFS 3.1 com 128 e 256GB de capacidade. Para garantir um arrefecimento apropriado a todo este conjunto, a Poco aplicou a tecnologia Liquid Cooling 3.0, composta por várias soluções, como a separação do SoC dos controladores de carregamento da bateria, criando assim duas câmaras de vapor e bases em cobre para uma melhor transferência de calor.
Esta solução é igualmente relevante se tivermos em conta que este Poco F4 GT é o primeiro smartphone da marca a ser compatível com a tecnologia HyperCharge 120W, que carrega a totalidade da bateria de 4700 mAh em apenas 17 minutos.
Este feito só é possível graças à adopção de uma bateria composta por duas células de 2350 mAh cada, e pela tecnologia Adaptive Charge, que ajusta o carregamento na fase mais crítica do processo, entre os 80 e 100% da carga.
Tendo em conta que se trata de um smartphone de gaming, a Poco, para não ter que alterar a localização da porta de carregamento USB-C, adoptou por uma ficha curva (em forma de “L”), para não tornar incómoda a utilização do smartphone durante as longas sessões de jogos. E, já que falamos em jogos, convém referir que o ecrã do novo Poco F4 GT é do tipo AMOLED de 10-bit com 6.67 polegadas, totalmente plano, com 120 Hz de taxa de actualização e 480 Hz de taxa de resposta ao toque.
Para evitar uma interface confusa, com a aplicação de múltiplos botões na interface do ecrã durante os jogos, a Poco criou uns inovadores gatilhos de actuação magnética, gatilhos estes que utilizam um mecanismo “pop-up”, ou seja, estão armazenados em utilização normal, mas prontos para serem activados sempre que desejar jogar.
Todas estas funcionalidades são o suficiente para colocar o Poco F4 GT ao nível de alguns dos melhores smartphones do momento, como o OnePlus 10 Pro, ZTE Nubia Red Magic 7 Pro e Black Shark 5 Pro, que utilizam o mesmo tipo de ecrã e o mesmo tipo de processador, bem como do Realme GT 2 e do Asus ROG Phone 5s Pro, com a vantagem do Poco F4 GT utilizar um processador mais avançado, e um sistema de carregamento de bateria mais rápido.
Para quem quiser ficar a saber mais sobre este smartphone, poderá seguir a apresentação através dos links oficiais para o Twitter, bem como para o YouTube. Se estiver interessado em adquirir este novo smartphone, poderá adquiri-lo através da loja oficial da POCO no AliExpress (portes grátis para Portugal), com preços que começam nos 599.91 euros para a versão de 8 GB e 128 GB, e 720.12 euros para a versão de 12 GB e 256 GB, isto durante esta fase inicial, sendo que o preço final após esta campanha de lançamento altere para 696 euros e 812 euros, respectivamente.
A Poco irá colocar à venda, na mesma altura, o novo relógio Poco Watch, com ecrã de 1.6 polegadas AMOLED, com bateria para até 14 dias, receptor de sinal de GPS, sistema de monitorização de actividade com mais de 100 exercícios físicos, leitor de pulsação cardíaca e de oxigeranção do sangue, sendo este resistente a água (até 5 ATM). Este relógio pode ser adquirido em conjunto com o Poco F4 GT, também através da Loja Oficial da POCO no AliExpress.