A Google vai implementar uma nova regra na loja de aplicações Play Store que terá como consequência o bloqueio de todas as aplicações que gravam chamadas a partir do dia 11 de Maio. Estas aplicações usam a APi de acessibilidade (Accessibility API), que foi desenhada para permitir às pessoas com limitações físicas acederem às funcionalidades de áudio em dispositivos Android.
Segundo a nova regra “As aplicações que têm como objectivo real a ajuda a pessoas com limitações físicas podem candidatar-se à utilização da ferramenta IsAccessibilityTool. As aplicações que não se podem candidatar à utilização desta ferramenta têm de cumprir requisitos de consentimento e declarar os seu objectivo. A Accessibility API não foi criada para a gravação de chamadas.”
A Google tem vindo a tentar eliminar todos os tipos de software que permita a gravação de chamadas, principalmente por causa de questões de privacidade. A gravação de chamadas foi bloqueada, em grande parte, com o Android 6 e a possibilidade de se utilizar o microfone do dispositivo para a gravação de chamadas foi eliminada com o Android 10. A última hipótese de se conseguir gravar chamadas em dispositivos Android era através da Accessibility API.
A Google referiu-se a este assunto num recente webinar, dizendo que: “a gravação remota, neste contexto, refere-se à gravação do áudio de uma chamada em que um dos intervenientes não sabe que a conversa está a ser gravada”. A empresa acrescentou que aplicações para fazer chamadas, como a Google Phone ou a Mi Dialer que têm capacidades de gravação nativas não serão afectadas por esta alteração.
“Se a aplicação vier integrada no software do telefone, as capacidades de acessibilidade não são necessárias para aceder ao stream de áudio das chamadas”, disse Moun Choi, chefe das operações globais de conteúdos da Google. “Por isso, estas aplicações não vão estar em violação das regras actuais, as novas regras vai aplicar-se a todas as aplicações a partir de 11 de Maio.”
Não foi indicado se as aplicações de gravação que estão neste momento na Play Store serão removidas.