Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX acaba de fazer uma oferta para comprar 100% da rede social Twitter por 54,2 dólares por acção.
A proposta foi enviada ao regulador do mercado americano ontem, dia 13 de Abril de 2022 e Musk diz que o Twitter tem de ser privatizado para que se consigam fazer as mudanças que são necessárias.
Numa carta enviada ao chairman do Twitter, Bret Taylor, Musk diz:
“Investi no Twitter porque acredito no seu potencial para ser uma plataforma para a liberdade de expressão em todo o mundo e acredito que a liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia que funciona. O Twitter tem um potencial extraordinário. Eu vou desbloqueá-lo. Se a minha oferta não for aceite, teri de reconsiderar a minha posição como accionista.”
Segundo a Bloomberg, a riqueza de Elon Musk situa-se em cerca de 260 mil milhões de dólares. O Twitter está avaliado em 37 mil milhões de dólares. De acordo com CNBC, ao valor de 54 dólares por acção, a oferta de Musk para a totalidade das acções é de cerca de 43 mil milhões de dólares.
Após a divulgação destas notícias, as acções do Twitter valorizaram mais de 13 por cento antes da abertura do mercado. Já as acções da Tesla desvalorizaram 1,5 por cento devido ao receio que com a aquisição do Twitter, Musk deixe de dar tanta importância à fabricante de automóveis eléctricos.
A novela Musk/Twitter começou há 10 dias, quando Elon Musk comprou 9,2 por cento do Twitter. No seguimento da compra, o Twitter anunciou que Musk iria entrar para o conselho de administração da empresa. Mas, há dias, Musk anunciou que não iria fazer parte da gerência do Twitter.