Numa altura em que se discute sobre a imposição das entidades na uniformização de normas, como acontece com a Comissão Europeia a obrigar a Apple a adoptar a norma USB-C para o carregamento dos seus smartphones, surge agora a notícia de que a Dell vai implementar um formato de memória RAM proprietária para os seus computadores portáteis que utilizem memórias DDR5.
Designada de CAMM (Compression Attached Memory Module), estes módulos permitem uma maior densidade de memória num módulo que pode ser até 57% mais compacto que os actuais módulos SO-DIMM (Small Outline Dual In-Line Memory Module).
Segundo a Dell, isto deve-se ao facto de as memórias DDR5 estarem a ser disponibilizadas com maior capacidade, pelo que para um sistema com um total de 128 GB de memória RAM, seria fundamental a instalação de quatro módulos SO-DIMM com 32 GB cada, sendo apenas necessária a utilização de um módulo CAMM com a mesma capacidade.
Segundo a Dell, quem patenteou o formato, este formato poderá ser utilizado por outros fabricantes, uma vez que a Intel também colaborou com o desenho e desenvolvimento deste formato.
A Wccftech já publicou fotografias de módulos CAMM da Dell, com 128 GB, 64 GB, 32 GB e 16 GB cada. Curiosamente, tudo indica que todos estes módulos trabalharão à velocidade oficial das normas JEDEC, ou seja, a 4800 MHz, excepto os módulos de 128 GB, que estarão limitados a 3600 MHz.