A Vivo, uma marca chinesa de smartphones que liderou neste país em quota de mercado durante três trimestres de 2021, aterrou oficialmente em Portugal. Contudo, a marca estava numa espécie de “soft opening”, uma vez que os seus smartphones já estavam à venda na Meo.
Na loja desta operadora, a Vivo tem os modelos X60 Pro 5G (o actual topo de gama, com um preço de 819,99 euros); e os entrada de gama Y21s, Y11s, Y70 e Y33s, entre 129,99 e 259,99 euros.
A expectativa da marca é aumentar «em breve» a oferta de smartphones, provavelmente com os novos X80 Pro Plus, Y72, Y55 e Y76, e terminais da gama V, em que o destaque será o V23 5G, com uma traseira que muda de cor com a luz do Sol.
Como tem acontecido com várias marcas asiáticas, a Vivo tem ainda um dobrável na calha, o X Fold, sobre o qual os responsáveis da marca (que estiveram hoje num encontro informal com a PCGuia) preferiram não fazer comentários – contudo, já é público que este modelo chega ao mercado chinês no dia 11 de Abril.
Sobre a estratégia para o mercado português, a Vivo diz que vai seguir a filosofia chinesa Benfen, que tem orientado o comportamento da marca nos mercados onde tem entrado (Portugal é o 11.º): «Passo a passo, com calma», e sem entrar em grandes campanhas de publicidade, confirmaram Carolina Godinho (responsável de marketing) e Ivan Polojac (brand manager da Vivo na Europa).
A entrada em Portugal neste momento acontece na «altura certa» em termos de roadmap definido pela marca, não estando relacionada com qualquer conjuntura económica favorável ou adversa.
Sobre os consumidores nacionais, a Vivo reconhece o facto de serem «inteligentes, racionais e de gostaram de pesquisar sobre um produto e experimentar em loja antes de comprar». Assim, a estratégia principal da marca passa pela presença em loja, para dar a conhecer os smartphones ao… vivo.