Já testámos o computador da Acer feito com plástico reciclado e agora chega a vez de um rato da Microsoft feito com plástico retirado do mar, que depois é reciclado para usar nas partes exteriores deste periférico.
O Microsoft Ocean Plastic Mouse tem quase a mesma textura rugosa do plástico do computador da Acer, mas a matéria-prima usada é um pouco mais clara. No geral é bastante agradável ao toque. Este rato só tem uma ligação Bluetooth e não inclui qualquer dongle USB, que lhe permitiria ser usado em computadores que não tenham esta tecnologia.
No que respeita a botões, só existem três, incluindo o da roda central. Como este rato foi projectado para poder ser usado por pessoas dextras ou canhotas, as funcionalidades dos botões podem ser invertidas.
Pelas dimensões, o Microsoft Ocean Plastic Mouse foi claramente pensado para ser usado em computadores portáteis, por ser muito fácil de transportar. Também pelas dimensões, este rato pode ser algo desconfortável de usar para quem, como eu, tem mãos maiores: os dedos não ficam numa posição natural em cima dos botões e, por ser pequeno e leve, parece que não se tem nada na mão.
A alimentação é feita através de uma única pilha AA e, na base, há um botão que serve para fazer o emparelhamento Bluetooth e também para ligar/desligar o rato. A Microsoft diz que a pilha que alimenta este rato dura cerca de um ano: não sendo impossível, com uma utilização diária mais ou menos intensiva, apontaria mais para sete a oito meses de vida antes de ter de a trocar.
Distribuidor: Microsoft
Preço: €27,99
Ficha Técnica
Interface: Bluetooth Low Energy 4.0/4.1/4.2/5.0
Resolução do sensor: 1000 dpi
Alcance: 10 metros
Dimensões: 100,4 mm x 58,2 mm x 38,3 mm (3,95″ x 2,29″ x 1,5″)
Peso: 84 g