Na semana passada, vários utilizadores descobriram que a Samsung estava a reduzir a velocidade de execução de alguns milhares de aplicações nos dispositivos da família Galaxy S, incluindo no recente Galaxy S22. No entanto, esta redução de velocidade não se aplicava a aplicações de medição de desempenho, como o Geekbench. Devido a esta situação, os responsáveis pelo Geekbench baniram as quatro últimas gerações de dispositivos Galaxy dos seus serviços.
A redução da velocidade de execução de aplicações devido ao aquecimento não é uma novidade. A vasta maioria dos dispositivos mais recentes reduz a velocidade quando detectam que o processador está a aquecer demasiado. Isto previne problemas de sobreaquecimento e mantém a vida da bateria. Após o lançamento do Samsung Galaxy S22, vários utilizadores Twitter e do Youtube notaram que o Game Optimizing Service (GOS) estava a reduzir o desempenho de várias aplicações sem dar a opção de desligar a funcionalidade.
Apesar de ser um serviço de optimização de desempenho para jogos, os utilizadores dizem que apenas um terço dos títulos reconhecidos pela aplicação são jogos e que o resto são aplicações normais. As aplicações afectadas são cerca de 10000, incluindo as apps de serviços de streaming como o Netflix e o Spotify, apps de redes sociais, como o TikTok e até apps da própria Samsung. As que não estão na lista são as aplicações de medição de desempenho, como as Geekbench, Antutu, 3DMark e GFXBench.
We view this as a form of benchmark manipulation as major benchmark applications, including Geekbench, are not throttled by this service.
— Geekbench (@geekbench) March 4, 2022
Os responsáveis pela app Geekbench responderam a esta descoberta com a remoção de quatro gerações de smartphones Galaxy do serviço que permite a comparação do desempenho dos dispositivos testados através desta app.
Segundo os responsáveis pelo Geekbench, os smartphones reduzem a velocidade através de uma análise do comportamento do dispositivo, mas o GOS reduz o desempenho com base na aplicação em si. A maioria das aplicações de medição de velocidade, estão feitas para se conseguir comparar os desempenhos dos vários dispositivos, de forma a ajudar os consumidores a tomarem decisões mais informadas. Quando se manipulam os resultados desta forma, os resultados das medições são completamente adulterados.
De acordo com uma notícia publicada no site The Verge, a Samsung prometeu publicar uma actualização para o GOS que vai permitir aos utilizadores configurarem directamente o desempenho das aplicações. Segundo Kelly Yeo da Samsung: “Valorizamos o feedback que recebemos e planeamos lançar brevemente uma actualização que permitirá aos utilizadores definirem o desempenho dos jogos.”
A política de utilização do Geekbench impede que os dispositivos que tenham sido removidos, voltem a ser incluídos, mesmo depois de o problema que levou à remoção tenha sido resolvido. Por isso, os smartphones da Samsung não devem regressar à base de dados do Geekbench tão cedo.
Esta não é a primeira vez que um fabricante de smartphones tentou manipular os resultados de testes de desempenho usando este método. Em Julho de 2021, a OnePlus foi apanhada a alterar o desempenho de várias aplicações populares no OnePlus 9 e OnePlus 9 Pro. Estes dispositivos também foram banidos da base de dados do Geekbench.