Aos poucos vou-me convencendo das valências das trotinetes eléctricas, especialmente quando tenho de ir a Lisboa, ao escritório, e sou obrigado a estacionar a uma distância significativa. É nestas alturas que dou uso a esta monstruosa e-Cross Max 2×2 – ‘monstruosa’, por causa das suas grandes dimensões, mesmo quando totalmente dobrada, mas também pelo elevado peso do conjunto, que supera os 27 kg. Mas há boas razões para tal, como a utilização de um chassis mais robusto, capaz de aguentar 120 kg, pela aplicação de uma eficiente suspensão activa com duplo amortecedor frontal e amortecedor traseiro; travões de disco à frente e atrás; e um sistema de iluminação muito completo, composto por dois faróis LED dianteiros, luzes de presença em torno do corpo principal e luzes de pisca.
Em termos electrónicos, a UrbanGlide e-Cross Max 2×2 tira partido de uma potente bateria de 17,5 Ah com 48V, que alimenta dois motores de 800 W, um em cada eixo. Através do painel de controlo, podemos escolher se queremos usar apenas o motor traseiro ou ambos, bem como controlar o nível de potência, entre três disponíveis. Embora a marca anuncie 25 km/h de velocidade máxima, esta trotinete é capaz de atingir velocidades superiores usando os dois motores, estando a autonomia em torno dos 60 km por carga completa, o que é um valor impressionante.
Claro que tudo isto acarreta um preço acima do habitual, mas perfeitamente justificável perante tudo o que oferece, como um conforto extraordinário nas irregulares ruas de calçada.
Nota: 4,5/5
urbanglide.com/pt-pt | €849