A app holandesa Swoo ficou disponível em Portugal e passa a ser uma das principais alternativas ao Cardmobili da Meo. Aqui, é possível adicionar cartões de cliente ou de fidelização de lojas e serviços.
Para usar esta app, temos de recorrer à câmara do smartphone para tirar uma fotografia à frente e ao verso do cartão que quisermos digitalizar; contudo, o essencial é que a Swoo leia um código QR ou código de barras para que o cartão fique válido.
Usar a app para fazer a leitura óptica
Depois, e se o cartão for reconhecido pela pela app, aparece na nossa “carteira” com a imagem da loja ou serviço; basta tocar com dedo para que seja mostrado o código de barras ou QR – de seguida, basta passar o ecrã pelo leitor óptico que está nas lojas respectivas para usar o cartão.
A limitação é, como é óbvio, a leitura de cartões com banda magnética, como acontece nos postos de gasolina da Repsol, por exemplo. Já em lojas como a Decathlon, com é usado um sensor óptico para “ler” os cartões, a Swoo pode ser usada sem que seja necessário apresentar o original.
Má solução para digitalizar o certificado COVID
Uma das coisas que a app anuncia, mas que não vai além de uma simples fotografia que fica na app é o certificado de vacinação: aqui, temos de usar a câmara para tirar duas vezes uma foto ao QR Code (a app pede sempre para ler a frente e verso do cartão), o que acaba por ser desajustado ao funcionamento deste documento.
Neste caso, a app não reconhece o QR Code como pertencendo a um certificado COVID (vacinação, recuperação ou de teste), pelo que a única imagem que aparece é a simples foto do QR Code do documento, algo que também podemos fazer sem a app, ao guardar a foto do código na galeria de imagens do smartphone, por exemplo.
Esta app é gratuita e está disponível para iOS e Android.