Esta semana, a SpaceX acrescentou uma nova modalidade ao seu serviço de acesso à Internet via satélite, chamada Starlink Premium. O anúncio foi feito na rede social Twitter por Elon Musk. A nova modalidade de acesso, tem como objectivo responder às necessidades de empresas e dos clientes particulares que necessitem de mais largura de banda.
Starlink high performance antenna https://t.co/83kIQSNV3l
— Elon Musk (@elonmusk) February 2, 2022
O Starlink Premim, inclui uma nova antena, quadrada e maior que a original e velocidades de download entre os 150 e os 500 megabits por segundo, com uma latência de 20 a 40 milissegundos. Em comparação, o nível de serviço padrão oferece entre 50 e 240 megabits por segundo de download. Quem optar pela modalidade Premium também terá o dobro da velocidade de upload, entre os 20 e os 40 Mbps.
Este grande aumento de velocidade, também se vai reflectir num grande aumento do custo da assinatura mensal. O nível de serviço padrão, custa 99 euros por mês, mais uma compra única de 499 euros pelo hardware. Já o serviço Premium (se for cobrado o mesmo valor em euros que em dólares, como a SpaceX fez com o serviço padrão na Europa), a assinatura mensal vai custar 500 euros e o hardware 2500 euros.
Embora o site da Starlink já tenha a página do serviço Premium traduzida para português, neste momento ainda não é possível encomendá-lo em Portugal. A SpaceX espera começar a entregar o hardware no segundo trimestre deste ano.
Neste momento, o serviço Starlink padrão tem 145000 utilizadores em 25 países e a empresa vai poder colocar 4408 satélites em órbita.