Quase 36 horas depois do ciberataque que pôs em baixo os serviços da Vodafone Portugal, a rede começa a voltar ao normal, apesar de a disponibilidade variar de utilizador para utilizador.
Contudo, de forma geral, já é possível enviar SMS entre números Vodafone e fazer chamadas, quando antes só era possível ter este tipo de comunicação entre clientes 91 e de outras redes. O serviço de dados móveis está instável: alterna entre o 3G e o 4G e não consegue estabilizar durante um período longo de tempo numa ou noutra.
Em relação à TV e ao Wi-Fi, a maioria dos clientes já tem acesso ao serviço, sendo que há casos em que ambos sempre estiverem acessíveis; ainda assim, há casos em que só o sinal de rede sem fios caseira está activo, com o de televisão em baixo.
Ainda no serviço de TV, é impossível enviar a transmissão da app Vodafone TV para um Chromecast: a plataforma dá um erro de ligação, devido à activação de uma firewall (WAF) que está a impedir que o dispositivo da Google se ligue aos servidores da operadora. Esta protecção é fornecida pela empresa de cibersegurança Imperva.
Uma WAF é uma Web Application Firewall, um recurso usado para bloquear tráfego malicioso, a principal característica dos ataques DDoS, que terá sido mesmo a forma usada pelos crackers para colocar em baixo a rede da operadora.
A app My Vodafone, apontada pela explicação para o aparecimento dos números de telefone da empresa na lista de contactos dos utilizadores de iOS, também está, de momento, offline.