A Microsoft decidiu bloquear a execução de macros em cinco aplicações do Office, a saber: Word, Access, Excel, PowerPoint e Visio. Esta alteração vai começar a chegar aos utilizadores no início de Abril de 2022 e afecta todas as versões do Microsoft Office desde o Office 2013. Esta notícia, surge no seguimento do bloqueio automático da execução de macros do Excel 4.0 anunciado a recentemente.
Esta alteração vai começar a ser distribuída aos utilizadores com a versão 2203 do Office que será lançada no início de Abril de 2022 no Current Channel (Preview). De seguida, vai chegar a outros canais de distribuição, inclui os Current Channel, Monthly Enterprise Channel e Semi-Annual Enterprise Channel. A alteração também vai chegar às versões Office LTSC, Office 2021, Office 2019, Office 2016 e Office 2013, mas ainda sem datas confirmadas.
A razão que leva a Microsoft a bloquear a execução de macros nestes programas, é a de oferecer um pouco mais de segurança aos utilizadores. Segundo a empresa: “Quanto às macros descarregadas da Internet, os utilizadores vão deixar de poder usar esses conteúdos através de um único clique. Vai aparecer uma barra com uma notificação e um link para saberem mais sobre as macros. O novo padrão, tem o objectivo de manter os utilizadores domésticos e empresariais mais seguros.”