Aparentemente, a Microsoft está a trabalhar em novas funcionalidades para o Windows 11 que ainda não foram anunciadas oficialmente. Foram descobertas na mais recente versão de testes do Windows 11, referências a stickers para os fundos de ecrã, a possibilidade de esconder a Barra de Tarefas em modo tablet e uma nova secção ‘Sustentabilidade’ nas Definições. Estas funcionalidades, foram descobertas dias depois de a Microsoft anunciar que iria começar a testar funcionalidades mais experimentais para o Windows 11.
A nova funcionalidade de personalização que vai trazer stickers aos fundos de ecrã do Windows 11 foi partilhada no Twitter e, segundo as imagens que foram publicadas, permite escolher stickers, como os que são encontrados nas aplicações de mensagens. O Windows 11 já tem widgets que, actualmente, não podem ser fixados no Ambiente de Trabalho, por isso, os stickers podem ser uma alternativa para personalizá-lo.
Os stickers podem ser limitados a um único monitor e existem referências que dão indicação que esta funcionalidade pode ser limitada através de políticas de grupo, principalmente em ambientes educacionais. A Microsoft, vende actualmente o Windows 11 SE, uma versão do sistema operativo para computadores de baixo custo para o mercado educacional. Este sistema está optimizado para que as aplicações apareçam sempre um ecrã inteiro, num único ecrã. É possível que os novos stickers venham a fazer parte do Windows 11 SE, ou das versões do sistema operativo para o mercado de consumo.
Também foram descobertas referências ao reaparecimento (em parte), do modo tablet no Windows 11. Apareceu uma nova definição para a Barra de Tarefas, denominada: “Esconder automaticamente a Barra de Tarefas quando usa o seu dispositivo como tablet.” A Microsoft, desfez grande parte das funcionalidades tradicionais do modo tablet no Windows 11, mas a empresa planeou a introdução de vários gestos e modos no projecto Windows 10X, que acabou por ser cancelado.
Por fim, a nova secção ‘Sustentabilidade’ das Definições do Windows 11, parece servir para dar conselhos acerca de poupança de energia e reciclagem do dispositivo. A Microsoft também vai mudar o nome do ‘Focus Assist’ (Auxiliar de Concentração) para apenas ‘Focus’ e adicionar opções de programação deste modo através do calendário do Outlook.
Estas funcionalidades ainda não estão disponíveis para a maioria dos membros da comunidade de testes do Windows 11 e a Microsoft também não faz qualquer anúncio oficial acerca da sua existência. A empresa admitiu que alguns entusiastas do Windows: “descobriram que algumas funcionalidades foram desligadas intencionalmente”, nas versões de teste mais recentes do Windows 11. A Microsoft diz que anuncia apenas as funcionalidades que vão estar disponíveis à comunidade de Insiders.