Na linha de várias tecnologias que tivemos oportunidade de ver num evento da Bosch em Novembro de 2021, surge agora uma inovação para aplicar em automóveis, mas que para já será apenas introduzida em veículos pesados.
O AUTOMOTIVE (AUTOmatic multimodal drowsiness detecTion for smart VEhicles) é um projecto desenvolvido pelo INESC TEC, ISEL, CardioID Technologies e Cooperativa de Formação e Animação Cultural (COFAC), cujo objectivo é «detectar a fadiga dos condutores».
Segundo os investigadores destas instituições, o AUTOMOTIVE focou-se no «estudo e desenvolvimento de metodologias para monitorização do condutor, com particular ênfase na detecção de fadiga e sonolência, usando sensores no volante».
Para avaliar a condição de fadiga do condutor, o sistema usa «várias fontes de informação, como vídeo ou sinais fisiológicos, que aprendem padrões pessoais únicos»; o passo seguinte é fazer com que o computador junte estes dados para fazer «detecções cada vez mais precisas».
O projecto AUTOMOTIVE teve um financiamento de 250 mil euros, atribuído pela União Europeia e com origem em fundos públicos nacionais.