Como seria de esperar, a guerra entra a Rússia e a Ucrânia não vai ser um “exclusivo” dos meios militares físicos e tradicionais. Os ataques cibernéticos também podem ter consequências graves, como se viu recentemente em Portugal, com a Vodafone.
Agora, numa escala que se prevê que seja muito maior, o grupo Anonymous declarou ciberguerra contra a Rússia. O anúncio foi feito na conta deste colectivo, no Twitter.
«The Anonymous collective is officially in cyber war against the Russian government. #Anonymous #Ukraine» – esta foi a mensagem publicada na rede social. Uma das primeiras acções deste colectivo foi o ataque à agência de notícias estatal do país, a RT News, e ao FAS, o serviço federal antimonopólio.
Estas acções foram também anunciadas no Twitter: «The #Anonymous collective has taken down the website of the #Russian propaganda station RT News»; «#Anonymous has taken down the website of @fasrussia – We support the people of #Ukraine».
A conta dos Anonymous tem ainda avançado com algumas informações sobre os confrontos na Ucrânia, principalmente com o anúncio de ataques: um dos mais recentes garante que o exército russo vai invadir Kiev na Segunda-Feira.