A Google anunciou a disponibilização de uma nova versão do Chrome OS, denominada Chrome OS Flex. Esta versão ainda está em fase de testes, e foi desenhada para ambientes empresariais e escolares, em computadores Mac e PC mais antigos. Na publicação que anuncia o novo produto, a Google afirma que é possível ter um computador a funcionar com este sistema operativo em apenas “alguns minutos”.
A Google também diz que o Chrome OS Flex, é praticamente idêntico ao Chrome OS tradicional que faz funcionar computadores Chromebook. Foi construído a partir do mesmo código base e irá seguir a mesma cadência de actualizações. Claro que, algumas das funcionalidades, como o acesso ao Google Assistant e a sincronização com smartphones Android, dependem do hardware disponível no computador em que estiver a ser utilizado.
Esta não é a primeira vez que o Chrome OS aparecem em computadores que não os Chromebook. A Google adquiriu recentemente a Neverware, que oferecia uma aplicação chamada CloudReady que permitia aos utilizadores converterem computadores antigos em máquinas com Chrome OS. A notícia desta aquisição sugeriu logo que a Google iria começar a disponibilizar o Chrome OS para além dos computadores Chromebook.
Se quiser experimentar o Chrome OS Flez, pode saber mais no site Chrome Enterprise. Tenha em atenção que o sistema operativo ainda está em modo ‘early access’, por isso pode não funcionar correctamente. No entanto, pode fazer arrancar o sistema directamente a partir de uma pen USB e experimentá-lo sem ter de o instalar.