A Microsoft anunciou que este ano os utilizadores terão de se ligar à Internet e usar uma conta Microsoft quando estão a configurar pela primeira vez o Windows 11 Pro num computador novo. Esta obrigatoriedade já é imposta aos utilizadores com computadores com Windows 11 Home desde Outubro do ano passado,
Anteriormente, a Microsoft permitia aos utilizadores configurarem o Windows 11 Pro sem a necessidade de uma ligação à Internet. Agora, os utilizadores do Windows 11 Home e Windows 11 Pro são obrigados a ligarem-se à Internet e entrar nas suas contas Microsoft (ou a criarem uma conta do zero) antes de poderem começar a usar os seus PC pela primeira vez.
Esta novidade está nas notas de alterações da mais recente versão de testes do Windows 11:
Da mesma forma que já se passa no Windows 11 Home, o Windows 11 Pro requer uma ligação à Internet apenas durante a configuração inicial do dispositivo (OOBE). Se optar por configurar o dispositivo para uma utilização pessoal, será também necessária uma MSA (MS Account) para conseguir concluir a configuração.
Isto pode ser frustrante para todos os utilizadores que não queiram usar uma conta Microsoft, ou que não tenham acesso à Internet no momento da configuração. Também pode ser ainda mais frustrante para os utilizadores que tenham endereços de email ambíguos, porque o Windows vai criar a pasta de perfil e usar as primeiras cinco letras do endereço de email para o nome, em vez do primeiro nome do utilizador.
Muitas pessoas usam uma conta offline para conseguirem dar o nome que querem à pasta do utilizador e depois fazem login na conta Microsoft quando chegam ao Ambiente de Trabalho. Após esta alteração entrar em vigor, isto será impossível de fazer.
Na versão final do Windows 11 Home é bastante simples ultrapassar a necessidade de ligação à Internet. Contudo, o truque de desligar a ligação à Internet através do Gestor de Tarefas deixou de funcionar nas mais recentes versões de teste do Windows 11, por isso será necessário encontrar outra forma de evitar a ligação à Internet quando se está a configurar o PC.
Estas alterações estão presentes nas mais recentes versões de teste do Windows 11, o que quer dizer que devem chegar aos utilizadores em meados de 2022. No entanto, a Microsoft ainda não deu uma data concreta.